Brincar, deixar brincar

Nós mães, ansiosas por natureza, na maioria das vezes e até por conta da mídia e tantas coisas que dizem: brinque com a criança, faça atividades ao ar livre, leia para uma criança, faça isso, faça aquilo, tanta coisa… Ufa!

Tudo isso tá bem certo e de fato é muito importante para o desenvolvimento infantil. Mas é bom também deixar a criança brincar sem nossa direção, ela escolhe o que quer fazer ou se quer fazer alguma coisa. Acredite até o não fazer aparentemente nada, é importante!

O que precisamos aprender ou desenvolver melhor (para tudo na vida) é DOSAR!!

Aí é que tá difícil Silvia! Dosar… Saber a medida! Sei que é verdade e vejo isso todos os dias!

Winnicott (Donald Woods Winnicott) foi pediatra e sua teoria com fundamentos Psicanalíticos, tem como base as relações familiares e entre a criança e o ambiente. E em seus estudos defende que a mãe suficientemente boa, que não é perfeita, sabe, no fundo, do que a criança precisa, mesmo que inconscientemente, ela sabe!

Então, se é assim, devemos separar tempo para brincar sem dizer o que deverá ser feito. E esse brincar é rico de toda forma, cheio de exploração e aprendizado e o melhor, cheio de CRIATIVIDADE. O simples fato de pegar uma panela na cozinha e em seu “faz de conta” fazer o papá, fazer a bagunça com farinha e água; que textura boa! Que delicia é isso! Tem coisas macias, tem coisas que fogem das mãos… As descobertas variam de acordo com a faixa etária e a exploração também.

Gente e as paredes e grades dos portões pela rua onde passamos todos os dias?? Falamos mil vezes a mesma coisa, não põe a mão ai que está sujo e o que acontece? Ahh mas tem paredes grossas, paredes mais lisas, paredes que soltam a tinta, paredes que pintam a mão de preto ou marrom e os portões? fazem sons diferentes quando tocados… olha quanta descoberta! Você nunca foi criança? Vai dizer que nunca fez isso? Depois limpa com lencinho umedecido, álcool gel… Sempre temos na bolsa rsrs (pelo menos até chegar em casa e dar o banho).

Criança dá trabalho, criança quer correr, não andar comportadamente de mãos dadas. Criança bagunça a casa, pula na cama e no sofá, joga almofada, suja a roupa, o slogam do OMO é perfeito por que realmente, Se sujar faz bem. Deixa brincar e aprender com as coisas ao redor. Incomoda os adultos mas é saudável!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *